Google+ 2013-01-13 ~ Newstecblog

Cientista da NASA sugere que podemos estar vivendo dentro de um game. Neste momento!

Pesquisador acredita que programadores do futuro podem ter criado mundos virtuais e que o Universo como conhecemos pode ser um deles.

Como sera o mundo daqui 150 anos ?

Confira algumas previsões para as próximas 15 décadas e saiba se você está preparado para o futuro.

Este é o padrão apresentado slide título 3

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque

Este é o padrão apresentado slide título 4

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque

Este é o padrão apresentado slide título 5

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque

17 de janeiro de 2013

Robô Curiosity deve começar em breve a perfurar rochas marcianas

Desde agosto de 2012, jipe havia apenas recolhido amostras do solo.
Nasa espera ter pistas sobre existência de água no passado do planeta.

Imagem feita no dia 10 mostra local onde Curiosity vai perfurar solo de Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS)





 O robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), deve começar em breve a fazer perfurações pela primeira vez em Marte, informaram autoridades que participam da missão de R$ 5 bilhões.


Os cientistas também explicaram a natureza de uma pequena rocha apelidada de "flor marciana", que provocou comoção na internet por ser muito diferente da superfície do planeta vermelho. Aileen Yingst, do Instituto de Ciência Planetária, disse que o que foi visto como uma flor, na verdade, era um grão ou uma pedra relativamente grande.

"Todas essas são rochas sedimentares que nos dizem que Marte teve ambientes com depósito ativo de material', afirmou Aileen na terça-feira (15). "Os diferentes tamanhos dos grãos também nos falam de condições de transporte diferentes", emendou.

O Curiosity se dirige agora para uma rocha plana, com faixas opacas, que os cientistas esperam fornecer pistas sobre a existência de água no passado do planeta.

"Perfurar uma rocha para coletar uma amostra será a atividade mais desafiadora dessa missão desde o pouso (em 6 de agosto de 2012). Isso nunca foi feito em Marte", disse Richard Cook, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia.

Grãos no solo são grossos o suficiente para impedir que vento os transporte (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)


"O equipamento de perfuração interage energeticamente com um material sobre o qual não temos controle. Não ficaremos surpresos se alguns passos no processo não saírem exatamente como o planejado", disse.
O robô vai recolher amostras de dentro da rocha "John Klein" – que recebeu esse nome em homenagem a um ex-vice-gerente de projeto do Laboratório de Ciências de Marte, que morreu em 2012 – e as analisará para determinar sua composição química e mineral.

As câmeras do jipe já revelaram algumas características inesperadas na rocha, incluindo veios, nódulos, estratificações oblíquas, um seixo brilhante incrustado em arenito e possivelmente alguns buracos no chão.

Local 'Sheepbed' tem partes esbranquiçadas que seriam sulfato de cálcio (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)


A missão, com duração prevista de pelo menos dois anos, busca estudar o ambiente marciano para preparar uma futura missão tripulada. O presidente americano, Barack Obama, prometeu mandar humanos ao planeta vermelho em 2030.


 

Chimpanzés têm senso de justiça parecido com o humano, diz estudo

Pesquisadores aplicaram jogo em 20 crianças de 2 a 7 anos e 6 primatas.
Egoísmo mostrado pelos participantes aumentou quando regras mudaram.

Pesquisadores aplicaram jogo em 20 crianças de 2 a 7 anos e 6 primatas. Egoísmo mostrado pelos participantes aumentou quando regras mudaram.
Chimpanzé tem senso de justiça e também pode ser egoísta (Foto: Biosphoto/Michel Gunther/Arquivo AFP)

 

Chimpanzés têm um senso de justiça semelhante ao dos seres humanos, aponta um novo estudo americano publicado nesta segunda-feira (14) na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Os pesquisadores da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, adaptaram para 20 crianças de 2 a 7 anos e seis chimpanzés (Pan troglodytes) um jogo econômico conhecido como "jogo do ultimato" ou "jogo do ditador".

Nessa brincadeira de dois participantes, um deles deveria decidir como dividir um prêmio com o parceiro. Segundo as regras, sem o consentimento do companheiro, nenhum jogador receberia a recompensa.

O objetivo do autor Frans de Waal e seus colegas era estudar como o sentimento de justiça varia de acordo com as circunstâncias e como ele se comporta entre os chimpanzés, considerados os bichos mais próximos do homem na escala da evolução.

Segundo os cientistas, a resposta das crianças e dos primatas se parecia com a de pessoas que haviam participado desse jogo anteriormente. O resultado foi que os dois grupos buscaram dividir igualmente os prêmios.

Apesar disso, em uma versão modificada do jogo, em que o consentimento do parceiro não era exigido para distribuir a premiação, tanto as crianças quanto os chimpanzés se mostraram egoístas e ficaram com a maior parte da "bolada". O mesmo comportamento foi observado em macacos-prego (Cebus spp).

De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ajudar a descobrir a origem evolutiva do senso humano de justiça, cooperação e distribuição de riqueza.

Estrela mais antiga já vista tem mais de 13 bilhões de anos, diz estudo

Astro é quase tão antigo quanto o próprio Universo, afirmam cientistas.
Conhecida como HD 140283, estrela é estudada há mais de um século.

stro é quase tão antigo quanto o próprio Universo, afirmam cientistas. Conhecida como HD 140283, estrela é estudada há mais de um século.
Estrela fica a uma distância de 190 anos-luz do
Sistema Solar e é estudada há mais de um século
(Foto: Divulgação/European Southern Observatory)




 Os astrônomos da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, identificaram a estrela HD 140283 como a mais antiga já encontrada no Universo, com pelo menos 13,2 bilhões de anos, podendo chegar até 13,9 bilhões de anos.


A descoberta foi anunciada na quarta-feira (10), durante um encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Long Beach, na Califórnia.

"Acreditamos que essa estrela seja a mais antiga do Universo entre as que conhecemos, com uma idade bem determinada", disse o astrônomo Howard Bond, de Penn – como a universidade é conhecida.
A HD 140283 fica a uma distância de aproximadamente 190 anos-luz do Sistema Solar. Ela vem sendo estudada há mais de um século e é formada quase inteiramente por hidrogênio e hélio, os mesmos componentes do Sol.

Para determinar a idade da estrela, Howard Bond e sua equipe fizeram uma série de cálculos, usando as imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. Primeiro, os astrônomos fixaram a distância entre a estrela e o Sistema Solar para, em seguida, medir o brilho do astro e calcular sua luminosidade.

A equipe explorou, então, o fato de que a HD 140283 está em uma fase de seu ciclo de vida na qual o hidrogênio presente no núcleo está se esgotando. Nessa etapa, ocorre uma diminuição lenta da luminosidade da estrela, o que representa um indicador altamente sensível de sua idade.

O resultado dos cálculos apontou que esse corpo celeste tem 13,9 bilhões de anos, com uma margem de erro de 700 milhões de anos para mais ou para menos. Se essa margem for considerada, a idade da HD 140283 não entra em conflito com a idade do Universo, já que o Big Bang é calculado pelos cientistas como tendo ocorrido há cerca de 13,7 bilhões anos.

Outro astro, conhecido como "Methuselah 2" (Matusalém 2), já havia tido a idade calculada em 13,2 bilhões de anos, mas a equipe de astrônomos afirma que a idade da HD 140283 foi determinada com maior segurança.

Primeira e segunda geração

Para os cientistas, a HD 140283 faz parte de uma segunda geração de estrelas, criada após o Big Bang, por conter elementos mais pesados.

A primeira geração se formou a partir do gás primordial, que contém baixas quantidades de elementos mais pesados que o hélio. Acredita-se que elas se originaram algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

Os primeiros astros morreram milhões de anos depois, explodindo em uma sucessão de supernovas, e foram substituídos centenas de milhões de anos depois por estrelas como a HD 140283.

14 de janeiro de 2013

Saiba como ir para marte, todos podem se inscrever.

Empresa quer mandar pessoas a Marte antes da Nasa
Empresa quer mandar pessoas a Marte antes da Nasa

Uma organização holandesa divulgou na semana passada os pré-requisitos para o "Programa de Seleção de Astronautas" para Marte. A Mars One - que se define como uma organização sem fins lucrativos - pretende estabelecer uma colônia no planeta vermelho em 2023 e afirma que a seleção dos voluntários começa já no primeiro semestre de 2013.

Segundo a organização, não é necessário treinamento militar, experiência de voo nem mesmo uma graduação científica. Contudo, os voluntários devem ser "inteligentes, ter bom estado mental e físico e ter o desejo de dedicar oito anos para treinar e aprender antes de fazer a jornada ao seu novo lar em Marte".
"Se foram os dias em que a coragem e o número de horas em um jato supersônico eram os principais critérios (de seleção). Hoje, estamos mais preocupados com o quão bem cada astronauta trabalha e vive com os outros para a longa jornada da Terra a Marte e para uma vida de desafios", diz Norbert Kraft, ex-pesquisador da Nasa - a agência espacial americana - e diretor médico da Mars One.

Os candidatos ainda precisam ter pelo menos 18 anos, "profundo senso de propósito, desejo de construir e manter relações saudáveis, capacidade de autocrítica e habilidade de confiar nos outros. Eles precisam ser resilientes, adaptáveis, curiosos, criativos e engenhosos". A organização afirma que não procura especialistas - como médicos, pilotos ou geólogos -, mas os candidatos passarão por um treinamento de oito anos, durante os quais desenvolverão "todas as habilidades requeridas em Marte".

A Mars One afirma que oito missões robóticas visitarão o planeta vermelho entre 2016 e 2021 para preparar uma colônia para os humanos. Os candidatos passarão por seleção e os quatro escolhidos para ir a Marte serão anunciados em um programa de TV.

Para se inscrever basta clicar aqui.

Concurso premia imagens incríveis da vida no microscópio



O primeiro lugar do concurso anual ficou com Ralph Grimm da cidade de Jimboomba, na Austrália. Ele filmou rotíferos, microscópicos seres vivos ciliados encontrados com frequência em água doce. (Foto: Ralph Grimm)


Um concurso premiou em dezembro incríveis imagens de seres vivos feitas com o auxílio de microscópios.
Mais de 2 mil trabalhos participaram do concurso Olympus BioScapes Digital Imaging. Os vencedores foram escolhidos com base no campo da ciência que as imagens abordam, a beleza delas e o conhecimento técnico necessário para fazê-las.

Os seres vivos são retratados em cores vívidas e com detalhes raramente vistos em várias das imagens premiadas.

Além dos dez primeiros colocados, o concurso também premiou com menções honrosas 62 fotos e vídeos.
Uma seleção das melhores imagens faz parte de uma exposição itinerante que irá visitar diversas cidades dos Estados Unidos neste ano.

Fonte: BBC

Comentários